A neurologia aplicada à educação inclusiva

Quando pensamos no ambiente escolar percebemos que esse cenário é composto por uma rica diversidade. Contudo, devido a sua lógica de funcionamento, tende a homogeneizar os indivíduos por meio de regras, condutas e disciplinas que devem ser adotadas por todos. Dessa forma, a escola tende a desconsiderar as diversas singularidades de sujeitos naturalmente diferentes.

Dentro desse contexto, a educação inclusiva aliada à neurologia visa valorizar e melhorar o engajamento de alunos, considerando a diversidade de competências de cada indivíduo para poder melhor compreender, valorizar e respeitar as limitações e potenciais de cada aluno como um indivíduo único.

É preciso entender, para que haja um bom desenvolvimento educacional do indivíduo com limitações ou distúrbios neurológicos, que o ambiente escolar precisa, além de outras demandas, de um corpo docente preparado para lidar com as diversidades, limitações e características que irão surgir durante o processo educacional da criança. Essa se mostra a primeira e a maior dificuldade dos pais ao procurar uma escola que realmente adote uma educação inclusiva.

Aliado à escola está o neurologista que irá buscar alternativas adequadas de tratamento, a fim de melhorar a capacidade cognitiva e comportamental de cada criança.

Estudos demonstram que o diagnóstico precoce de disfunções que podem prejudicar o desenvolvimento e gerar distúrbios cognitivos é muito importante para melhorar a qualidade de aprendizado da criança na fase de alfabetização.

Cabe a esse especialista fazer uma avaliação neurológica, considerando áreas cognitivas, motoras, de linguagem e comportamento do paciente, podendo assim, propor tratamentos que ajudem o aluno no seu desenvolvimento escolar.

Para efetividade desse processo o neurologista deve estar alinhado aos métodos adotados pela escola e alinhado também com os pais, que irão desempenhar o papel mais importante na condução das melhores alternativas para a educação adequada do seu filho.

O campo da educação inclusiva está em constante evolução, mas frequentemente esbarramos na dificuldade que as instituições enfrentam ao oferecer uma educação de qualidade para todos, inclusive alunos com demandas especiais. E é possível perceber que muitas vezes esse ambiente não está preparado ainda para lidar com essa questão.

Possui uma criança com algum tipo de limitação neurológica e tem tido dificuldades em sua educação? Conte suas experiências ou dúvidas nos comentários e vamos interagir para ajudarmos uns aos outros. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.